Pages

Subscribe:
.
Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Word - Corretor Ortográfico


Falar bem a nossa língua não é para qualquer um – e escrever é ainda mais complicado, especialmente por conta do “novo” acordo ortográfico (vigente a partir de 2009) que visa homogeneizar o idioma em Angola, Brasil Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Felizmente, a maioria dos processadores de texto dispõe de recursos para identificação de erros de ortografia e digitação, sílabas trocadas, palavras repetidas, etc., que geralmente podem ser configurados para atuar durante ou ao final da composição do texto. No MS Word, por exemplo, clique em Ferramentas > Opções e, na aba Ortografia e gramática, marque as caixas Verificar ortografia ao digitar e Verificar gramática ao digitar – do contrário, você precisará pressionar a tecla F7 sempre que quiser revisar o texto.
Sempre que encontrar uma palavra que não reconheça, o corretor ortográfico-gramatical consultará seus dicionários (principal e personalizado, se houver) e exibirá uma lista de termos ortograficamente semelhantes, destacando o que mais se aproximar do que você digitou. Adicionalmente, ele oferece uma lista de sinônimos – que você pode consultar dando um clique direito sobre o termo desejado e clicando em Sinônimos... – e um verificador gramatical baseado em “linguagem natural”, que analisa o texto e sinaliza possíveis inadequações gramaticais.

Observação: Problemas ortográficos são sublinhados em vermelho, gramaticais, em verde, e de formatação, em azul; para ver uma lista de correções sugeridas, dê duplo clique sobre o sublinhado. Para saber mais, abra o Word, pressione a tecla F1 e digiteortografia no campo de busca para visualizar uma vasta gama de sugestões adequadas á sua versão do programa.


Note que o Word não é dono da verdade; a palavra final sobre o cabimento das correções é uma prerrogativa do usuário – desde que ele conheça bem o idioma. Se for daqueles que dizem (e escrevem), para MIM fazer, AO par (de um fato ou assunto) e entrega À domicílio, por exemplo, que Deus nos ajude – risos.
Infelizmente, muita gente costuma usar e abusar do pleonasmo vicioso (como em entrar para dentro, subir para cima, etc.); “escorregar” na conjugação do verbo FAZER (que fica no infinitivo sempre que expressa idéia de TEMPO, como em FAZ cinco anos, FAZ dois séculos, FEZ 15 dias) ou do verbo HAVER no sentido de EXISTIR (o certo é HOUVE muitos acidentes, DEVE HAVER muitos casos iguais, e por aí vai). Aliás, falando no verbo HAVER, nunca diga HÁ dez anos ATRÁS, já que tanto HÁ quanto ATRÁS, nesse contexto, indicam o tempo passado (o correto é dizer HÁ DEZ ANOS ou DEZ ANOS ATRÁS, uma coisa ou outra).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...